Dicas de revestimentos para banheiro

Conheça os diferentes tipos e qual escolher para o seu banheiro

Quando você procura por dicas de revestimento para banheiro, sem dúvida se depara com vários tipos no mercado. Por causa disso, muitas dúvidas podem vir à tona, afinal, se torna um desafio escolher e saber qual a melhor para cada caso.

Isso porque, o banheiro é um ambiente que precisa ser pensado e construído de modo que seja funcional e reconfortante ao mesmo tempo, uma vez que é um lugar usado com muita frequência e, geralmente, por mais de uma pessoa.

Pensando em ajudar você a decidir qual o melhor revestimento para banheiro, selecionamos aqui os mais comuns e requisitados tipos para você conhecer. Confira!

Qual a função do revestimento para banheiro?

A palavra “revestimento” tem significado de proteção, mas também de “dar acabamento”. O revestimento é necessário não só para compor a decoração do ambiente, mas para cobrir, encapar, rebocar estruturas.

Nesse sentido, um revestimento é a capa de fora que protege a base de uma parede ou piso, por exemplo. Além disso, ele também serve para decorar o banheiro, dando o acabamento necessário e proporcionando maior visual estético para o ambiente.

Tipos de revestimento para banheiro

Os mais comuns tipos de revestimento utilizados nas construções são de cerâmica, porcelanato, pastilhas e mármore. Alguns também utilizam textura e o efeito 3D. Isso vai depender do seu banheiro e do estilo que deseja adotar.

Conheça mais sobre cada um dos mais comuns revestimentos para banheiro:

• Cerâmica: este é o mais econômico e utilizado, sendo de fácil acesso no mercado e de material com base na argila. É o mais tradicional também e, além disso, possui vários modelos disponíveis;

• Porcelanato: menos econômico que o anterior, este tipo de revestimento é mais resistente e possui pouca absorção de água. O porcelanato é polido e os modelos próprios para banheiro são antiderrapantes;

• Pastilhas: pensadas como fins de decoração, as pastilhas estão em alta no mercado, uma vez que são pequenas peças de cerâmicas, metal, inox ou vidro usadas para áreas que molham, ou seja, ótimas para banheiro;

• Mármore: sendo uma investida no estilo clássico, o revestimento de mármore é considerado nobre e elegante, além de ser mais custoso. No entanto, é bastante resistente e dura a vida inteira.

Dicas de revestimento para cada tipo de banheiro

Agora que você já conhece os mais populares tipos de revestimento usados, qual escolher para o seu banheiro?

Banheiro pequeno e econômico

Para banheiros menores, a dica é apostar nas cerâmicas, uma vez que são mais econômicas e podem ser facilmente instaladas. Existem diferentes modelos, cores e texturas, possibilitando a decoração diferenciada.

Banheiro espaçoso e durável

Neste caso, se há muito espaço no banheiro e a ideia é a durabilidade do revestimento, a dica é apostar no mármore, uma vez que é uma peça com longa duração, apesar de mais cara. Além disso, é muito elegante e possibilita um estilo mais clássico.

Banheiro moderno e funcional

Já para banheiros que prezem pela modernidade e utilidade do espaço, a dica é o uso do porcelanato, uma vez que são mais resistentes e modernos do que a cerâmica. Além disso, dá para utilizar bem o espaço e deixá-lo otimizado conforme a necessidade.

Banheiro criativo e personalizável

Por fim, se a ideia é ter um espaço mais alegre e com personalidade, vale apostar na criatividade das pastilhas. Com a vasta opção de material e diferentes modelos, torna-se possível ousar na decoração e ainda deixar o banheiro revestido com seu próprio estilo.

Anterior
O uso das inovações tecnologias no setor de construção e design de interiores