Dicas para inovar nos revestimentos da cozinha

Renovar o nosso lar é sempre empolgante, não é? Um novo visual reforça a nossa personalidade e transforma a energia da casa. A cozinha, por exemplo, é um lugar que merece uma atenção toda especial. Cenário de encontros familiares e longas conversas, a cozinha permite muita criatividade na decoração. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você inovar no cômodo mais concorrido da casa, a cozinha. Acompanhe!


O principal elemento

São vários os elementos da cozinha que podem ser modificados para trazer um ar novo para a sua casa, porém, o revestimento é o principal. O revestimento está relacionado à estética e até mesmo à higiene da sua cozinha. Mas a importância funcional do revestimento não impede que você inove em cores, formatos e modelos diferentes, como:


Imitação de outros materiais

Uma das possibilidades mais práticas que os revestimentos oferecem é a imitação de diversos materiais. Você pode ter uma parede de tijolos, por exemplo, sem nenhuma sujeira de obra ou dos resquícios desse material.

Os tons neutros dos tijolos promovem uma sensação de amplitude, fazendo com que a sua cozinha pareça maior do que realmente é. Imitações de tijolos e imitações de madeira combinam muito com elementos da decoração rústica, então se você tiver mesa e cadeiras de madeira na cozinha, a combinação ficará muito charmosa!

Outra imitação que faz muito sucesso é o revestimento que imita pedra. Existem muitas opções de tamanhos e texturas para você escolher atualmente, como pedras naturais, pedras com efeito 3D, granitos e mármores. Pedras maiores e de tamanhos distintos são muito elegantes e autênticas. Vale a pena apostar!


Brincando com as cores

Brincar com as cores é sempre uma atividade que nos aproxima do lúdico e diverte toda a família. A cozinha costuma ser um lugar bastante simples de inserir cores devido a sua tendência monocromática. Seja branca, preta, cinza ou vermelha, ela geralmente é composta majoritariamente pela mesma cor.

Isso facilita muito na hora de escolher a cor do revestimento, afinal, você só terá que escolher a combinação que mais agrada. Uma cozinha toda branca combina facilmente com qualquer cor e em todos os tons, já uma cozinha em algum tom mais fechado de vermelho combina muito bem com revestimentos em tons claros para contrastar e iluminar o ambiente. Libere a imaginação!


Formas e estampas

Os revestimentos que remetem ao patchwork são muito charmosos e inspiram aconchego e familiaridade. Você pode fazer infinitas combinações de padrões, formas e cores, de modo que combinem com o seu estilo e com a sua cozinha.

O mesmo acontece com as formas geométricas. Aposte em padronizações geométricas intercalando cores diferentes. Triângulos e hexágonos são os mais usados, mas qualquer forma é interessante e única.


Não tenha medo de ousar

Busque sempre materiais de qualidade para manter a higiene da sua cozinha e a durabilidade do revestimento. Geralmente o material que compõe o revestimento é resistente à água e gordura, entre outros fatores existentes nessa área da casa.

Dependendo do layout da sua cozinha e do espaço disponível para aplicação do revestimento, você mesmo pode fazer o serviço. Essa é uma grande vantagem, pois você terá toda a liberdade para personalizar ainda mais o seu lar. Divirta-se e não tenha medo de inovar!


Próximo
Arthur Casas